Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais de nossa Território Indígena deve seguir algumas orientações e regras de conduta estipuladas por nossas lideranças. É importante que tais regras sejam conhecidas por todos, pois é uma forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região:

Respeite nossas regras

É importante ficar claro para todos os visitantes e parceiros que o Território Indígena Tenondé Porã é nosso lar e, portanto, para visitá-la, é necessário que respeitem nossas regras e nossos direitos. Pedimos a colaboração de todos para divulgarem este Plano de Visitação como referência oficial das normas para as visitas ao nosso território, e que só realizem visitas com agendamento prévio por meio de nosso site: www.tenondepora.org.br.

Chegue na aldeia com respeito e vontade de aprender

Nós Guarani temos nossa própria história, cultura e modo de ser, que chamamos de nhandereko, e podemos ensinar muitas coisas que não se aprendem na escola ou nos livros. Portanto, vá de mente aberta, deixe os preconceitos de lado e amplie seus conhecimentos.

Lembramos também que qualquer forma de proselitismo religioso está proibida e os responsáveis serão denunciados e impedidos de voltar novamente ao Território Indígena Tenondé Porã.

Informe-se previamente sobre o que pode levar na visita

Pergunte para a liderança guarani responsável por acompanhar a visita sobre o que pode ser levado, seja para consumo próprio, seja para presentear as pessoas. Nem sempre doações e presentes são benéficos às nossas comunidades. Procure aprender sobre as tradições alimentares guarani e respeitá-las.

Importante destacar que armas de fogo, bebidas alcoólicas e qualquer substância ilícita estão estritamente proibidas de serem levadas ao Território Indígena e os responsáveis estarão sujeitos a sanções penais.

Respeite a natureza

Nosso Território Indígena está no bioma Mata Atlântica, e essa mata exuberante, que foi tão destruída pelos não indígenas, é cuidadosamente cultivada e protegida por nós. Portanto, contribua para a sua preservação. Não jogue lixo e não retire espécimes de flora e fauna da mata. Informe-se com os guias guarani sobre o destino adequado do lixo. Cada aldeia e atrativo natural tem uma estratégica para gestão de resíduos sólidos, algo que tem sido um grande desafio em nossas aldeias desde que os não indígenas nos inundaram com mercadorias feitas de plásticos e outros materiais não biodegradáveis, ao contrário de tudo que sempre usamos. Colabore conosco!

U

Veja por onde anda

Cada comunidade tem o direito de estabelecer um roteiro de visitação e definir lugares que não são permitidos aos turistas para preservar sua privacidade. Assim, tanto nas aldeias como nos atrativos naturais no interior da Território Indígena, há lugares onde o acesso não é permitido. Informe-se com os guias responsáveis sobre onde é permitido ir, e não circule sem acompanhamento pelas aldeias.

Sempre pergunte antes de fazer fotos e registros

Conforme estabelece uma das diretrizes gerais deste Plano, os registros em áudio, foto ou vídeo devem ser previamente autorizados pelas lideranças ou monitores guarani responsáveis, assim como pelas próprias pessoas que estão sendo registradas. Além disso, está proibido qualquer uso comercial dos registos sem autorização prévia e formal das lideranças guarani.

y

Falar menos, escutar mais

Lembre-se, também, que nas aldeias e nas matas é importante fazer silêncio para poder aprender e apreciar a beleza dos locais. Além disso, falar alto e fazer barulho pode ser muito incômodo e desrespeitoso aos Guarani e uma postura desatenta e perigosa durante caminhada nas matas.

Siga as orientações de segurança

Nos passeios de barco, nas trilhas no interior da mata e demais visitas à atrativos naturais é imprescindível que os visitantes sigam corretamente todas as orientações de segurança fornecidas pelos monitores guarani. Caso contrário, a atividade ou passeio será imediatamente cancelada e os responsáveis terão o cadastro de visitantes suspensos.

p

Procure saber mais sobre a cultura, o modo de ser e a língua guarani mbya

Somos um povo de muito bom humor que gosta de conversar e rir, mas ao mesmo tempo somos reservados com quem não conhecemos. Normalmente evitamos ser grosseiros e não demonstramos quando estamos contrariados, mas achamos muito inadequado quando não indígenas insistem em falar conosco ou quando solicitam que façamos algo que não é do nosso agrado. Às vezes respondemos “sim” apenas para nos livrarmos logo de quem nos incomoda. Ou seja, não seja insistente além da conta e procure perceber quando não está agradando!

Tanto nossos mais velhos, como as crianças, falam que quase exclusivamente nossa língua nativa, o guarani mbya. Os adultos e jovens falam bem o português, ainda assim, a grande maioria dos Guarani da TI Tenondé Porã tem o mbya como língua materna.

Algumas palavras que usamos muito nas visitas

Bom dia – Javy ju! (pronuncia-se, Djawy dju. O “y”  é uma vogal guarani que não existe no português, e seu som é algo entre o u e i).

Boa tarde – Nhande Ka’aruju (Nhandê Ca’arúdju)

Você está bem? – Reiko porã pa? (-reicó porã pa?)

Eu estou bem – Aiko porã (aicó porã)

Já vou embora – Aa ju ma (Aá dju ma)

Fiquem bem – Pepyta porã (Pepytá porã)

Quer conhecer de perto?

Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Plano de Visitação.

Além de visitar nossas aldeias, também é possível conhecer mais sobre nossa cultura e modo de ser (nhandereko) por meio de diversos vídeos e livros disponíveis na internet, como: