Tekoa Tape Miri

 

A tekoa Tape Mirĩ é uma aldeia nova no Território Indígena, fundada no início de 2017.

Localiza-se ao sul do bairro da barragem, a partir de um caminho de terra que sai da estrada Evangelista de Souza, adentrando cerca de 1 quilômetro pela mata.

Apesar de nova e, portanto, ainda com pouca estrutura para receber visitantes, mas já possui banheiros ecológicos, cozinha comunitária e casa de artesanatos. Atualmente a aldeia já é habitada por cerca de 50 pessoas, possui áreas de roça e casa de rezas (Opy).

Acesso

O acesso à aldeia se dá por estrada de terra (estrada Evangelista de Souza) a partir do bairro da Barragem, onde está o último ponto de transporte público da região.

s

Infraestrutura

Banheiro ecológico e espaço para camping. 

Estacionamento

Por ora não há espaço para estacionamento de ônibus nas imediações da aldeia.

Plano de Visitação e Gestão do Turismo

Todas as atividades no Território Indígena devem respeitar o Manual de Conduta definido no Plano de Visitação, preferencialmente agendadas na forma dos roteiros abaixo.

Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.

b

Plano de Visitação

O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.

Conheça os roteiros dessa aldeia

 

Roteiro Básico

Um dia conhecendo a Aldeia

Vivência na Aldeia

Passe até 4 dias convivendo no território

Quer conhecer de perto?

Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Manual de Conduta e no Plano de Visitação.