Tekoa Kalipety

 

Localizada três quilômetros ao sul do bairro da Barragem e atualmente habitada por cerca de 70 pessoas, a tekoa Kalipety faz parte de uma área que foi reocupada pelos Guarani da TI Tenondé Porã em 2013. Até os anos 1970, famílias guarani habitavam a localidade que era utilizada por posseiros não indígenas para a monocultura de eucalipto. Ainda abundante, o eucalipto é hoje utilizado para a construção de casas da comunidade e para a adubação orgânica das roças. Aos poucos, seu excesso é substituído pelo plantio de espécies nativas. A tekoa Kalipety é atualmente referência em práticas agroecológicas a partir da combinação de saberes tradicionais guarani com técnicas alternativas do mundo não indígena.

Nas roças da comunidade, destaca-se o fortalecimento do plantio das muitas variedades de jety (batata-doce guarani). Cerca de 50 tipos de jety foram resgatados em uma série de viagens de intercâmbio em aldeias guarani de diversas regiões do Brasil e até da Argentina.

Acesso

O acesso à aldeia se dá por estrada de terra (estrada Evangelista de Souza) a partir do bairro da Barragem, onde está o último ponto de transporte público da região.

s

Infra

Banheiro seco e espaço para camping

Estacionamento

Há espaço para estacionamento de ônibus próximo à aldeia.

Plano de Visitação e Gestão do Turismo

Todas as atividades no Território Indígena devem respeitar o Manual de Conduta definido no Plano de Visitação, preferencialmente agendadas na forma dos roteiros abaixo.

Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.

b

Plano de Visitação

O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.

Conheça os roteiros dessa aldeia

 

Roteiro Básico

Um dia conhecendo a Aldeia

Vivência na Aldeia

Passe ALGUNS dias convivendo no território

Quer conhecer de perto?

Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Manual de Conduta e no Plano de Visitação.