Tekoa Yrexakã

A tekoa Yrexakã está localizada nas proximidades do rio Capivari, principal rio da TI Tenondé Porã e famoso por suas águas cristalinas e corredeiras em meio às áreas de Mata Atlântica.

Segundo nossos anciãos e anciãs, até os anos 1950 havia uma aldeia de mesmo nome nessa região e por conta dos impactos com a instalação da ferrovia que cruza nosso território tradicional, assim como outras pressões fundiárias exercidas pelos não indígenas, muitos Guarani tiveram que abandonar a área e mudar-se para outras aldeias, como a Tenonde Porã (Barragem), que pouco a pouco passou a ser a principal aldeia da região. Em 2015, em meio ao movimento de reocupação de nosso território, nossos parentes voltaram a habitar a aldeia Yrexakã.

A aldeia Yrexakã é muito procurada para atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como a realização de trilhas que levam aos muitos pontos de banho e cachoeiras ao longo do rio Capivari.

Acesso

O acesso à aldeia se dá pela estrada São Manoel, no bairro do Marsilac. Vans e carros comuns conseguem chegar até a aldeia.

s

Infra

Banheiro seco e espaço para camping.

Estacionamento

Devido às condições de estrada, atualmente não é possível chegar à aldeia com ônibus grandes, sendo necessário estacionar ao lado da cachoeira do Marsilac e caminhar cerca de dois quilômetros até a aldeia.

Plano de Visitação e Gestão do Turismo

Todas as atividades no Território Indígena devem respeitar o Manual de Conduta definido no Plano de Visitação, preferencialmente agendadas na forma dos roteiros abaixo.

Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.

b

Plano de Visitação

O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.

Conheça os roteiros dessa aldeia

Roteiro Básico

Um dia conhecendo a Aldeia

Vivência na Aldeia

Passe até 4 dias convivendo no território

Trilhas na mata

conheças as cachoeiras da aldeia

Quer conhecer de perto?

Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Manual de Conduta e no Plano de Visitação.