Tekoa Kuaray Rexakã

A tekoa Kuaray Rexakã (Brilho do Sol) localiza-se bem ao norte no Território Indígena, às margens da represa Billings e é habitada atualmente por cerca de vinte pessoas.
A comunidade realiza eventualmente mutirões para construção de áreas coletivas em que está aberta a possibilidade de participação de parceiros não indígenas, mas tratam-se de iniciativas e convites que partem em geral das lideranças da aldeia.
Por ser uma aldeia nova e ainda em fase de estruturação, há poucas atividades de visitação oferecidas, mas é possível solicitar uma visita por meio do site e em seguida entrar em contato diretamente com as lideranças responsáveis.

Acesso

O acesso principal é por via de barco, saindo da aldeia Krukutu. Também é possível chegar de carro pela estrada da Água Limpa e em seguida entrar na Rua Moisés Guimarães, próxima ao bairro Santa Cruz, de São Bernardo do Campo.

Estacionamento

Há pouco espaço para estacionar e ainda é necessário percorrer cerca de 1 quilômetro de trilha até aldeia.

Plano de Visitação e Gestão do Turismo

Todas as atividades no Território Indígena devem respeitar o Manual de Conduta definido no Plano de Visitação, preferencialmente agendadas na forma dos roteiros abaixo.

Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.

b

Plano de Visitação

O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.

Conheça os roteiros dessa aldeia

Roteiro Básico

Um dia conhecendo a Aldeia

Quer conhecer de perto?

Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Manual de Conduta e no Plano de Visitação.