A tekoa Tape Mirĩ é uma aldeia nova no Território Indígena, fundada no início de 2017.
Localiza-se ao sul do bairro da barragem, a partir de um caminho de terra que sai da estrada Evangelista de Souza, adentrando cerca de 1 quilômetro pela mata.
Apesar de nova e, portanto, ainda com pouca estrutura para receber visitantes, mas já possui banheiros ecológicos, cozinha comunitária e casa de artesanatos. Atualmente a aldeia já é habitada por cerca de 50 pessoas, possui áreas de roça e casa de rezas (Opy).
Acesso
O acesso à aldeia se dá por estrada de terra (estrada Evangelista de Souza) a partir do bairro da Barragem, onde está o último ponto de transporte público da região.
Infraestrutura
Banheiro ecológico e espaço para camping.
Estacionamento
Por ora não há espaço para estacionamento de ônibus nas imediações da aldeia.
Experiências que você pode viver com a gente
Plano de Visitação e Gestão do Turismo
Manual de Conduta
Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.
Plano de Visitação
O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.
Conheça os roteiros dessa aldeia
Roteiro Básico
Vivência na Aldeia
Quer conhecer de perto?
Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Manual de Conduta e no Plano de Visitação.