Tekoa Guyrapaju

 

A tekoa Guyrapaju, habitada atualmente por cerca de 80 pessoas, está localizada próxima a um dos braços da represa Billings, em uma região muito bonita de Mata Atlântica com pequenos cursos d’água em meio a trilhas que ligam as casa da aldeia.

A comunidade tem buscado diversas alternativas de manejo ecológico de resíduos e gestão ambiental da área, o que propicia atividades de visitação voltadas não só para conhecer essas iniciativas, como também para participar dos mutirões promovidos pelas lideranças da aldeia.

Os visitantes devem levar em conta que a aldeia, por ora, não possui estruturas de apoio como amplos refeitórios e dormitórios coletivos, assim como banheiros convencionais.

Acesso

O acesso à aldeia pode ser pela represa, por meio de barco, à partir da tekoa Krukutu, ou pela estrada de terra Água Limpa, ligada por balsa à região central de São Bernardo, e por estrada de terra ao bairro da Barragem, em Parelheiros.

s

Infra

Banheiro seco e espaço para camping.

Estacionamento

Não há, por ora, espaço adequado para estacionamento de ônibus nas proximidades da aldeia, embora seja possível chegar até as suas imediações com veículos deste porte.

Plano de Visitação e Gestão do Turismo

Todas as atividades no Território Indígena devem respeitar o Manual de Conduta definido no Plano de Visitação, preferencialmente agendadas na forma dos roteiros abaixo.

Manual de Conduta

Cada visitante que vem conhecer nossas aldeias ou algum dos atrativos naturais do nosso Território Indígena deverá seguir as orientações e regras estipuladas por nossas lideranças. É fundamental que tais regras sejam conhecidas por todos, como forma de propiciar uma visita agradável e respeitosa a nós, aos visitantes e a todos os seres que habitam as matas na região.

b

Plano de Visitação

O Plano de Visitação é um documento exigido pela Instrução Normativa da FUNAI Nº03/2015. É, assim, um marco regulatório para garantir que tais atividades respeitem os direitos territoriais dos povos originários, assim como seus usos, costumes e tradições, conforme dispõe a lei máxima de nosso país, a Constituição Federal.

Conheça os roteiros dessa aldeia

 

Roteiro Básico

Um dia conhecendo a Aldeia

Vivência na Aldeia

Passe até 3 dias convivendo no território

Quer conhecer de perto?

Para solicitar a visita é fundamental o conhecimento e concordância com as diretrizes definidas no Manual de Conduta e no Plano de Visitação.